
Existe um ramo em estatística que se dedica aos testes de hipóteses.
Hipótese nula
Sempre que pretendemos fazer um teste de hipóteses começamos por definir a hipótese nula e a hipótese alternativa, onde colocamos o parâmetro estatístico que estamos a estudar.
Existem inúmeros testes estatísticos dependendo da dimensão da amostra e do tipo de distribuição da população.
Neste artigo vou dar-te alguns exemplos de testes de hipóteses.
Nível de significância
Todos os testes de hipóteses têm associado um nível de significância, o qual corresponde à percentagem de erro associado a esse teste.
Por exemplo, se eu fizer um teste de hipóteses com um nível de significância de 5%, tal valor diz-me que eu tenho associado a esse teste uma probabilidade de erro de 5%. Tendo neste caso um nível de confiança de 95%.
Média
A média é um parâmetro estatístico que estuda o número médio de ocorrências.
Quando fazemos um teste de hipóteses definimos um parâmetro sobre o qual vamos trabalhar, a média de uma população desconhecida pode ser o nosso objectivo de estudo.
O teste de hipóteses para a média populacional pode ter como hipótese nula uma igualdade caso queiramos saber se a média populacional é igual a um determinado valor, ou uma desigualdade, caso queiramos saber se a média populacional é superior ou inferior a um determinado valor.
Diferença de médias
Caso estejamos perante duas populações com médias desconhecidas podemos proceder a um teste para a diferença de médias.
Onde podemos perceber se as médias das duas populações são iguais, ou caso sejam diferentes, qual é a população com média superior.
Variância
A variância é um parâmetro estatístico associado ao grau de dispersão dos dados.
Quando fazemos um teste de hipóteses definimos um parâmetro sobre o qual vamos trabalhar, a variância de uma população desconhecida pode ser o nosso objectivo de estudo.
O teste de hipóteses para a variância populacional pode ter como hipótese nula uma igualdade caso queiramos saber se a variância populacional é igual a um determinado valor, ou uma desigualdade, caso queiramos saber se a variância populacional é superior ou inferior a um determinado valor.
Razão de variâncias
Caso estejamos perante duas populações com variâncias desconhecidas podemos proceder a um teste para a razão de variâncias.
Onde podemos perceber se as variâncias das duas populações são iguais, ou caso sejam diferentes, qual é a população com variância inferior.
Obrigada por acompanhares os meus artigos, Maria das Contas.