Artigo 1 – Preâmbulo
Estes Termos e Condições Gerais de Acesso são acordadas entre a Maria das Contas (Maria Mourinha), com sede na Rua Dr. João Luís Vieira da Silva, nº8 1º Esquerdo, Vilas da Cartuxa, 7000-737 ÉVORA, com o Número de Identificação de Pessoa Coletiva 219 578 222, doravante designada por "Maria das Contas", e as pessoas que desejem usufruir do serviço Academia Maria das Contas, doravante designadas por "utilizador".
As partes acordam que as condições de utilização e aquisição do serviço Academia Maria das Contas serão reguladas exclusivamente pelo presente contrato.
Artigo 2- Definição do serviço
A Maria das Contas é proprietária de um serviço educativo funcionando em ambiente de e-Learning, vocacionado para clientes particulares.
O serviço Academia Maria das Contas compreende:
- Perfis de acesso para o Aluno com garantia de confidencialidade e autenticação individuais;
- Conteúdos multimédia que abrangem os programas curriculares das cadeiras e módulos disponibilizados;
- Sistema de controlo de resultados através de barras de progresso, permitindo a autoavaliação contínua;
- Com a aquisição de uma cadeira, o aluno terá acesso a um fórum semanal de esclarecimento de dúvidas com a Maria.
Artigo 3 - Objeto
As presentes condições têm por objecto disponibilizar e definir as informações necessárias ao utilizador sobre as condições de compra e utilização do serviço Academia Maria das Contas.
Artigo 4 – Tipo de cliente
O serviço Academia Maria das Contas é comercializado para clientes particulares. Os presentes termos e condições de acesso aplicam-se exclusivamente a clientes particulares.
Artigo 5 – Registo
- O usufruto do serviço Academia Maria das Contas por qualquer utilizador pressupõe um registo de utilizador, a que corresponde um par de credenciais de acesso únicas, pessoais e intransmissíveis designados por “utilizador” (ou login) e “palavra-chave” (ou password).
- O registo de utilizador é efetuado pelo próprio.
Artigo 6 – Subscrição
- O acesso aos conteúdos é obtido através de um processo de compra, sujeito à confirmação do pagamento. Para efetuar a compra, o utilizador deverá:Selecionar a/as cadeiras ou módulo/s pretendidos;
- Autenticar-se usando as suas credenciais de acesso ou criar um registo novo caso não o tenha feito previamente;
- Completar a informação solicitada no processo de compra e escolher as opções que lhe são disponibilizadas ao longo deste processo, designadamente a forma de pagamento pretendida (Multibanco, Cartão de crédito, MBWay, PayPal) e a atribuição das Licenças adquiridas para uso do próprio associados ao seu registo;
- Os menores de 13 anos não podem adquirir o serviço em acordo com o estipulado no RGPD (Regulamento Geral de Proteção de Dados).
- A conclusão do processo de compra pelo Utilizador equivale à aceitação plena e completa dos preços e descrição dos produtos disponíveis, assim como destes Termos e Condições de Acesso, que serão as únicas aplicáveis ao contrato assim concluído.
- A Maria das Contas propõe ao Utilizador as seguintes modalidades de pagamento:
- Cartão de crédito (Visa, Mastercard e Eurocard);
- Multibanco;
- MBWay;
- PayPal.
- A Maria das Contas garante que todas as inscrições no site são seguras, para que não tenha de se preocupar com a segurança do seu cartão de crédito. Todas as transações são feitas através de um servidor seguro encriptado.
Não é guardada nenhuma informação do seu cartão de crédito, uma vez que é usado o serviço 3D Secure.
Artigo 7 - Preços e descontos
- Os preços devem entender-se em euros, com taxas e impostos incluídos, tendo em conta a taxa de IVA em vigor à data da compra.
- Os preços apresentados no processo de compra correspondem sempre aos preços em vigor mais atualizados; no entanto, só devem ser considerados válidos enquanto estiverem visíveis no website numa página refrescada (cache ou páginas não refrescadas podem mostrar preços que já não estão em vigor). O preço visionado só é garantido nestas condições após a compra se encontrar devidamente concluída.
- Descontos de campanha são descontos de preço que apresentam data de vigência. Estes descontos representam um compromisso durante o período anunciado, mas sempre na condição de que a aquisição seja finalizada pelo utilizador através do processo de compra e paga até ao final desse período.
- Para garantir estes descontos é necessário que a aquisição seja efetuada e finalizada com o preço promocional visível. No caso de pagamentos diferidos por Multibanco, a Maria das Contas garante esses descontos se receber o respetivo pagamento no prazo máximo de 8 dias, contado a partir da data da finalização da Compra.
- A Maria das Contas reserva-se o direito de alterar o preço e demais condições de compra da Academia Maria das Contas a qualquer altura, desde que notificando os seus alunos através da apresentação de um aviso neste local ou do envio de um e-mail.
- Os novos preços serão aplicados a todos os novos alunos.
- A Maria das Contas reserva-se o direito de alterar o preço e/ou desconto relativo à compra do serviço em qualquer momento em resultado de alterações das condições de mercado e/ou por motivos de força maior, resultante de fenómenos de caracter imprevisível/excecional que não estejam sob seu controlo direto e sobre os quais não tem influência, tais como catástrofes, pandemias, guerras, entre outros, por forma a ajustar a atividade às novas situações verificadas.
- Esta alteração não confere ao aluno a devolução de quaisquer valores suportados/pagos pelo mesmo num momento do tempo anterior ao da referida alteração.
Artigo 8 – Resolução
- Qualquer contrato de compra e acesso ao serviço Academia Maria das Contas pode ser livremente resolvido nos termos do artigo 9.º da Lei n.º 47/2014, de 28 de julho. Para tal, o utilizador deverá comunicar a sua intenção de rescisão no prazo máximo de 14 dias a contar da data de disponibilização do serviço (data em que é enviado um e-mail automático com a confirmação da receção do pagamento).
- O Utilizador deve comunicar a sua intenção de rescindir livremente o contrato através de uma das seguintes formas:
- A Maria das Contas compromete-se a reembolsar o Utilizador no prazo máximo de 14 dias após resolução do contrato de acordo com o artigo 9.º b, alínea 7, da referida lei.
- Se o pedido de rescisão tiver lugar para além dos 14 dias previstos no ponto 1 deste artigo, o Utilizador deverá invocar o motivo da resolução, reservando-se a Maria das Contas, nesta situação, depois de analisar o motivo invocado, ao direito de proceder, ou não à restituição dos valores que já tenham sido pagos.
Artigo 9 – Reclamações
- O Utilizador poderá apresentar as suas reclamações à Maria das Contas sita à Rua Dr. João Luís Vieira da Silva, nº8 1º Esquerdo, Vilas da Cartuxa, 7000-737 Évora ou por via eletrónica através do Centro de Contacto www.mariadascontas.pt/contactos
- Em caso de litígio o Utilizador pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios (RAL) de consumo. Para mais informações pode consultar o Portal do Consumidor disponível em www.consumidor.gov.pt.
- Poderá ainda utilizar o Livro de Reclamações Eletrónico que constitui uma medida do programa “SIMPLEX + 2016” envolvendo a Direção-Geral do Consumidor e as entidades reguladoras dos diversos setores.
Artigo 10 – Acesso ao serviço
- Uma compra permite ao(s) utilizador(es) usufruir do serviço durante o período de 12 meses após a receção do respetivo pagamento.
- Todos os utilizadores estão sujeitos ao controlo de acessos. Cada conjunto de dados (utilizador + palavra-chave) permite o acesso ao serviço em 1 navegador de cada vez. O serviço pode ser utilizado em múltiplos navegadores, mas nunca em simultâneo.
- A Maria das Contas reserva-se o direito de proceder à suspensão do acesso ao serviço a um utilizador que comprovadamente revele uso indevido ou danoso dos serviços proporcionados pela Maria das Contas, nomeadamente utilizando qualquer uma das suas funcionalidades para transmissão de mensagens impróprias e inadequadas.
Artigo 11 – Suporte
A Maria das Contas disponibiliza uma área de perguntas frequentes com vista ao esclarecimento de dúvidas sobre a utilização da plataforma ou resolução de dificuldades para que os utilizadores possam retirar todo o partido do serviço. É possível efetuar um pedido de suporte mais personalizado usando o formulário de contacto disponível para o efeito.
Artigo 12 – Responsabilidade
É proibida a cedência temporária ou transferência definitiva a terceiros, aluguer, empréstimo ou qualquer outra atividade ou prática semelhante, dos dados de acesso “utilizador” e ‘Palavra-chave’ que são definidos pelo utilizador e que lhe permitem aceder à Academia Maria das Contas. O utilizador é totalmente responsável pela confidencialidade dos dados de acesso que submete.
Artigo 13– Manutenção e atualização do serviço
- A Maria das Contas reserva-se ao direito de proceder, periodicamente, a tarefas de manutenção e atualização do site tendo em vista introduzir melhorias no serviço. O site será objeto, no mínimo, de quatro intervenções anuais, as quais poderão, circunstancialmente, degradar ou condicionar o acesso ao serviço e provocar a indisponibilidade do mesmo num período máximo de 8 horas por ocorrência.
- A Maria das Contas envidará todos os esforços razoáveis para manter o serviço continuamente disponível e operacional para os utilizadores de forma contínua, declinando, no entanto, qualquer responsabilidade sobre o condicionamento e/ou indisponibilidade do mesmo resultante de fenómenos de carácter imprevisível/excecional que não estejam sob seu controlo direto e sobre os quais não tenha influência, tais como catástrofes, pandemias, guerras, interrupção de serviços de telecomunicações, entre outros.
Artigo 14 – Newsletter
- É dada a designação de Newsletter aos e-mails com promoções, ofertas e informações, enviados diretamente para a caixa de correio eletrónico do utilizador facultada à Maria das Contas aquando do registo do mesmo.
- A partir do momento em que faça o seu registo, o utilizador fica automaticamente associado às comunicações da plataforma. Estas fazem parte da prestação do serviço e não podem ser desligadas.
Através da área “A Minha Conta” pode fazer a gestão dos diferentes tipos de comunicações que pretende receber.
Artigo 15 – Propriedade Intelectual
- Todos os textos, vídeos, imagens, interface, funcionalidades, software e outros elementos da Academia Maria das Contas são propriedade intelectual da Maria das Contas ou foram devidamente licenciados para o efeito, estando protegidos pelo Código do Direito de Autor e Direitos Conexos e demais legislação aplicável, bem como por tratados internacionais, pelo que o utilizador deverá usá-los tal como qualquer outro material protegido pelos direitos de autor (livro, filme, disco, etc.), sendo proibida a cópia, reprodução, difusão, modificação, publicação ou qualquer uso comercial ou não comercial de qualquer conteúdo que se encontre neste site.
- Para qualquer reprodução ou utilização da informação protegida por direitos de autor que não a descrita nestes termos, seja ela em formato textual ou multimédia (som, imagens, software, etc.), deve ser obtida autorização prévia explícita por escrito do respectivo autor.
- Caso detete alguma anomalia, incorreção ou violação relativamente ao acima exposto comunique aos serviços da Maria das Contas a partir da página de contacto, referindo o conteúdo em causa.
Artigo 16 – Prova
As partes acordam que os registos informatizados, conservados nos sistemas informáticos da Maria das Contas em condições razoáveis de segurança, fazem prova das comunicações, das inscrições e dos pagamentos efetuados entre as partes.
Artigo 17 – Conservação e Arquivo das Transações
O arquivo das inscrições e as faturas serão efetuados sobre um suporte fiável e duradouro para corresponder a uma cópia fiel e duradoura.
Artigo 18 – Ligações a partir de outros sites
- Qualquer ligação (link) ao site da Academia Maria das Contas é da inteira responsabilidade do respetivo site, não podendo ser mencionado qualquer tipo de apoio, por parte da Maria das Contas, a esse site, sem a respetiva autorização por parte da Maria das Contas. A Maria das Contas reserva-se ao direito de exigir a retirada de qualquer ligação (link) que considerar menos própria, sendo este critério exclusivamente da responsabilidade daquele. O conteúdo do site da Academia Maria das Contas não pode ser inserido na estrutura de qualquer outro site sem a expressa autorização da Maria das Contas.
- O serviço Academia Maria das Contas não se responsabiliza por qualquer erro de comunicação, transmissão ou interferências resultantes do acesso via Internet.
- O administrador da Maria das Contas poderá, em qualquer altura, modificar os termos deste serviço Academia Maria das Contas, atualizando de imediato os aspetos legais em conformidade.
Artigo 19 – Tratamento de dados pessoais
O tratamento dos seus dados é feito no cumprimento da legislação sobre a proteção de dados pessoais. Para mais informações consulte a página de Política de Privacidade.
Artigo 20 -Lei aplicável e foro competente
- A lei aplicável a qualquer relação contratual que se estabeleça com a Maria das Contas é a lei portuguesa.
- Para dirimir todo e qualquer conflito emergente, de qualquer contrato celebrado nos termos destas condições gerais de compra e acesso, aplicar-se-á a lei portuguesa, sendo competentes para a resolução de litígios os seus tribunais ou em alternativa uma entidade RAL referidas na alínea 2 do Artigo 9, conforme aquilo que vier a ser acordado pelas partes.
O utilizador declara ter recebido, conhecer e aceitar os Termos e Condições de Acesso acima descritos, bem como a Política de Privacidade.
Termos e Condições atualizados em 12/2020.